Acrobatismo por Cassiano Ricardo


Parou o vento. Todas as árvores
quiseram ver o salto original.
Então,
quedaram-se todas
com os seus anéis azuis de orvalho,
e os seus colares de ouro teatral,
prestando muita atenção.
Foi como se um silêncio fofo de veludo
começasse a passear seus pés de lã por tudo.
Nisto uma folha
sai, muito viva, de uma rama,
e vai cair sem o menor rumor
sobre o tapete de grama.
É um louva-a-deus lépido e longo
que se jogou de um trapézio
como um pequeno palhaço verde
e lá se foi, a rodopiar,
às cambalhotas
no ar.

Sobre Carmen Gonçalves

Entusiasta da Arte de Escrever!
Esse post foi publicado em Crônicas & Poesias e marcado , . Guardar link permanente.

9 respostas para Acrobatismo por Cassiano Ricardo

  1. Maria Zenilha de Sales disse:

    Recitei esse poema no clube de leitura da escola quando eu tinha 10 anos, tenho 69 e ainda o tenho na memória. Amo poesias e escrevo algumas, esse calor gostoso pela literatura se acendeu na infância, no inesquecível clube de leitura.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Carlos fagundes disse:

    Foi o primeiro poema que li e achei tão lindo e escrevi para uma garota colega de sala de aula devia ter 11anos, saudades !

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ana Maria Marcondes disse:

    Inesquecível

    Curtir

  4. Maria Bernadete Lizareli Wippich disse:

    Ao ler, como professora, observo que o texto é rico em metáforas( anéis azuis; colares de ouro teatral; fofo de veludo; seus pés de lã; uma folha viva; o tapete ; trapézio).Há também prosopopeia: Foi como se um silêncio …começasse a passear seus pés … ;Todas as árvores
    quiseram ver o salto original;prestando muita atenção.

    Curtir

  5. Lu Rocha disse:

    Muito obrigada, Carmem Gonçalves .Essa poesia faz parte da minha infância. A minha mãe a lia para nós, no livro de Português do meu pai…Em Janeiro ela faleceu.E hoje qdo parou o vento, eu me lembrei de partes dela. Maravilhosa! Existe outras poesias que a minha mãe soube conservar na memória por toda a vida. Vou publicando -as no facebook para homenageá -lá. .Grata,muito grata…

    Curtir

O que isso lhe fez Pensar?