Tradições Costuram Relações


Recente, ouvi de uma mãe, católica brasileira, sobre o amor de sua filha à religião e família do pai, judeu; com direito a cumprir o Shabbat e tudo, as rezas, a Torá, os ritos, enfim. Ontem mesmo, ela contava como a filha gosta de dormir ouvindo a leitura dos salmos.

Amanhã, começa o mês de Ramadan para os muçulmanos, neste, que é o ano 1438 no calendário Muslim. O mês sagrado é recebido com muita gratidão: oportunidade para mais recitação do Qu`ran, fazer as douas, etc. Entre as práticas de adoração a Deus mais intensificadas no Ramadan, está a caridade: é quando os crentes muslins fazem a zykat (a doação de 2,5% do seu lucro anual diretamente na prática da caridade).

Tenho um amigo muito racionalista, cético porém completamente assumido ser shintoísta, como ele diz: nascer japonês é nascer shintô.

Há alguns meses li “A ciranda das Mulheres Sábias” de Clarissa Pínkola Estés, que também falava da tradição. Jung trazia o conceito do inconsciente coletivo e dos arquétipos vinculado às tradições.

O fato é que as tradições costuram as relações: é pela tradição que unimos os novos aos mais velhos, cria-se o respeito, a história, a continuidade, a compreensão, aflora a maturidade diante da identificação, irradia amor.

A tradição nos dá perspectiva, nos diz de onde viemos, o que podemos esperar, o que podemos mudar. A tradição fortalece as raízes e rejuvenesce os brotos de folha dessa árvore chamada vida, humanidade. É a seiva que circula e mantém.

Pra hoje e daqui pra frente, lembremos: As Tradições costuram as Relações, é o que as faz perdurar com amor e respeito.

Anúncios

Sobre Carmen Goncalves

Entusiasta da Arte de Escrever!
Esse post foi publicado em Crônicas & Poesias e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

O que isso lhe fez Pensar?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s