Complexo ou Arquétipo?


Estava vendo Mulher Maravilha* com minha filha. Estava mostrando-lhe a diferença entre princesas como Cinderela, Bela, Branca de Neve e Cia. e a Princesa Diana, das Amazonas Gregas.

Amazonas não confiam nos homens. Amazonas não os deixam se aproximarem. Amazonas são valentes, corajosas e cuidam de si sozinhas. Tudo isso porque provaram do fel que é confiar nos homens.

Diana vai à Nova Iorque, com o piloto Steve Trevor, que caiu em Themyscira, para devolvê-lo e para enfrentar Ares. Entre inúmeras tentativas de Steve se aproximar, ela tem mais e mais motivos pra desconfiar dos homens pelo que vê em volta, mesmo que aquele indivíduo ali, à sua frente, esteja lutando contra sua própria natureza (como ele confessa no início) pela impressão que ela lhe causa.

E tudo por quê?

Por todo o arraso que Ares (o Deus da Guerra que se envolveu com Hipólita, mãe de Diana e rainha das Amazonas) causou à sua mãe e seu povo. Por um homem veio a desgraça e a desconfiança às amazonas, pelo que a maioria dos homens faz, permanece o medo de se envolver, de manter contato, ainda que exista o desejo da convivência pacífica.

A busca por Ares e o desejo de combatê-lo e detê-lo deixa claro, a nível psicológico, que a Mulher Maravilha deseja mais que tudo, livrar-se da origem de seus males e desconfiança e poder voltar a acreditar na humanidade (homens no geral, e mulheres Perséfone, que na história da personagem, é a amazona que traiu o clã, pra se juntar ao vilão Ares, sendo indigna de continuar na Ilha Paraíso).

………………………………………..

“Eis aqui o paradoxo que nos leva ao cerne da chaga de Atena: quanto mais ela encobre a donzela vulnerável, mais impetuosa se torna sua armadura protetora. Se ferida, irá afugentar com selvageria todos aqueles que poderiam ajudá-la, pois jamais desarma suas defesas, deixando exposta sua essência nua e infinitamente sensível de sua feminilidade.”

(Em Busca das Deusas Perdidas – Psicóloga Claudia Moraes)

………………………………………….

O arquétipo de Diana, da Mulher Maravilha, continua mais presente hoje em dia, do que se possa imaginar.

Milhares de mulheres, dia após dia, batalham sozinhas pela manutenção do lar, da casa, da família, da integridade, dos valores, pelos homens que deserdaram da responsabilidades, desonrados e réprobos. Muitas dessas mulheres, tem a natureza carnal e a esperança que o próximo homem será seu príncipe encantado, enredando em erros e erros seguidos. Essas, se encontram mais em outros contos. A nossa Diana, no entanto, permanece cada dia mais resoluta em que não precisa deles, não precisa dele, mesmo que lhe sinta falta e desejando profunda e ardentemente que pudesse crer sem se decepcionar e continua lutando dia após dia pra afastar a espécie masculina, diante das outras “princesas Disney” que não cansam de serem decepcionadas.

Que homem medirá como proveitoso o trabalho gradual de aproximar-se e desarmá-la, porque a admira de fato e se importa com ela? Que homem não está inserido na grande maioria que ainda prefere a fêmea fácil, fútil e vazia? Que homem valorizará de fato os valores dessa amazona?

Enquanto isso, as Dianas, continuam suas jornadas, lutando pela vida dos seus, pelos seus ideais de justiça, honra, direito, ainda que sua alma vá se congelando dia após dia, empunhando o laço da verdade, a analogia aos testes e testes que essas mulheres submetem os candidatos que se lhe chegam, para testar se chegou, enfim, aquele de coração nobre, digno de sua alma valorosa.

Diante de toda essa crise psico-emocional, fica a pergunta: Mulher-Maravilha é Complexo ou é Arquétipo?

A deixa para os Steve Trevor’s leitores decidirem.

*Personagem da DC Comics, Wonder Woman, 1941

Anúncios

Sobre Carmen Goncalves

Entusiasta da Arte de Escrever!
Esse post foi publicado em Crônicas & Poesias, Diversidades, Mundo Feminino, Opinião, Uncategorized e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

O que isso lhe fez Pensar?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s